A Ciência de Administrar

Por 6 de fevereiro, 2020 março 5th, 2020 Artigos

Por muito tempo a administração foi considerada sendo algo inata da pessoa, assim como a liderança e a capacidade de ser um ótimo vendedor, ou seja, sempre foi visto como um dom que o profissional tinha ou não tinha para ter sucesso como empreendedor ou um gestor de sucesso. Este conceito está cada vez mais ultrapassado porque administrar, vender e liderar é uma ciência, e deve ser profundamente estudada, e apoiada por ferramentas desenvolvidas por muitos especialistas durante toda a evolução da administração desde o nascimento da administração cientifica de Taylor.

Com a utilização de estudos e entendimentos científicos do mundo corporativo, conseguimos reduzir drasticamente riscos, custos e stress, causadores de insucesso nas empresas e que estatisticamente acabam fechando entre um a dois anos da sua abertura. Da mesma forma, que estudos ajudam no crescimento sustentável e dinâmico para manter as empresas, não só crescendo, como se apresentando no mercado como referencias estando sempre na vanguarda.

Não basta entender do produto ou serviço que geralmente é a fonte motriz da abertura da empresa, esse conhecimento é apenas uma pequena parte necessária para o sucesso e assim obter excelentes resultados, também é necessário equilibrar todas as áreas da administração, todas sem exceção, tem sua importância como engrenagens de um grande relógio.

O comercial é fundamental para trazer clientes de forma assertiva e continuada através de entendimento de mercado, concorrência e áreas de atuação, sendo de suma importância à aplicação dos conceitos estudados de marketing e de ferramentas modernas de organização e comportamento. Tudo isso alinhado com a capacidade de entrega da área técnica ou produtiva e das analises de rentabilidade que formam a base do planejamento estratégico que ira definir os objetivos e a direção que a empresa esta indo.

A administração é a maquina que da sustentação e força para a realização técnica e segurança comercial, porque mais importante que faturar muito, é ter altos índices de rentabilidade que só é conquistado com alta performance na gestão de compras, recursos humanos, ciclo operacional, gestão financeira eficiente e um ótimo processo de qualidade amparado por especialistas das áreas necessárias para o negocio.

Na operação, além do conhecimento especifico, é fundamental entender de técnicas e ferramentas de gestão de processos que irão trazer muita eficiência e economia. Não há resultado excelente sem um gerenciamento eficiente de armazenagem, logística e produção, que devem ser devidamente alinhados com os setores comercial e administrativo.

Cada área ou departamento da empresa precisam ser devidamente alinhados com os objetivos da empresa, e focados no cliente. Se qualquer engrenagem desse grande relógio falhar a eficiência fica toda comprometida. As empresas são feitas de gente, as quais, profissionalmente são a soma de comportamento mais o conhecimento técnico. Por muito tempo, as empresas focaram muito na capacidade técnica, mas hoje já ficou claro que o comportamental é o grande desafio para o atingimento de grandes resultados, tanto para a empresa, quanto para as pessoas. O resultado final será uma sociedade com maior qualidade de vida, economia mais sustentável e consciente, assim como segurança e realização profissional.

Fica claro que a busca do conhecimento, a profissionalização, a disciplina, educação comportamental, utilização de ferramentas assertivas, planejamento e objetivos bem definidos são a chave de resultados concretos e desenvolvimento para as empresas e consequentemente para as pessoas. Não há área mais importante numa empresa, o que existe são prioridades que fazem a maquina andar de forma mais eficiente, de acordo com alguma deficiência ou necessidade, todas as áreas ou setores tem importância fundamental para os resultados com excelência e redução de riscos. Afinal como foi mencionado acima, uma empresa é como um organismo, um relógio, onde todas as engrenagens se completam para um mesmo objetivo.

Rafael A. Marchiorato

Administrador, Consultor e Professor

Marchiorato Consultoria em Gestão

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