As Reformas e as Reformas das Reformas – O que você precisa saber e como se preparar

Por 26 de fevereiro, 2020 Artigos

Olá meus amigos!

Estamos já há algum tempo escutando e presenciando os fatos relacionados a Reforma da Previdência, Reforma tributária, entre outras. O importante agora é tratarmos cada assunto aqui com a importância que precisa e da forma que devemos agir e interpretar melhor. Vamos lá, um assunto por vez.

Da previdência, é importante você verificar junto aos seus documentos pessoais, carteira de trabalho, comprovante de recolhimentos, verificação aos seus contadores quanto tempo de contribuição você tem e com esses dados fazer um novo planejamento. Se já esta perto dos 25 anos de recolhimento já pode ter direito. Veja agora, não deixe isso pra depois. Mas se você ainda é jovem e não tem um bom tempo de contribuição, o negocio é começar a resolver isto planejando o seu futuro. Um dia você chega lá, e é bom deixar tudo certo para quando for a hora. Quando falamos em previdência logo visualizamos o governo pagando para ficamos em casa, mas é bom não contar com isso. O importante é você reservar outras fontes de recursos para a sua hora de aposentar, reservas financeiras extras, outras fontes de rendas que não dependam de trabalho ou que não gerem desgaste (como receitas de alugueis, aplicações, etc.), o importante é que seu plano previdenciário não fique somente na espera do governo. Faca as duas ações, recolha o INSS e faça seu plano independente.

Da reforma tributária, com certeza algo ira mudar, mas ainda é cedo pra saber o que exatamente e como. Dos comentários da criação do imposto sobre dividendos, já citei anteriormente que isso não deve passar, porém, pelo que vi, querem passar reduzindo o imposto sobre o imposto de renda nas empresas. Bom, se for assim, eu não vejo sentido fazer a reforma, ou pelo menos para as Corretoras de Seguros não deverá ter efeito pratico ou aumento tributário. Havendo mudança ate cabe planejamento de reinvestir na empresa para não tributar no final. Verificado o que foi aqui escrito, percebemos  que nenhuma informação analítica ou detalhada foi passada, isto porque, tudo esta no campo das probabilidades. O que já se discutiu esta sendo rediscutido, e as reformas que ainda não foram discutidas possuem diversas vertentes, ficando claro que não há como saber onde iremos com isso, apenas que sim, haverão mudanças, mas determinar como isso será, já é assunto para outros técnicos, no caso, da área do ocultismo, pois só mesmo esses podem prever.  O que é importante é estar ciente. Você precisa de um especialista em cada assunto. Não perca tempo e não se aventure, assim como no mercado de seguros, o risco é o mesmo.

Luiz Fernando Cordeiro de Souza é Contador e sócio da Contsys – Contabilidade, Consultoria e Planejamento, empresa especializada em contabilidade para corretores de seguros.

Deixe um comentário

Posso ajudar?