Como realmente funcionam as vendas na internet?

Por 8 de abril, 2020 Artigos

Existem alguns momentos na vida que são de muito aprendizado, eles fazem aumentar muito a maturidade pessoal e profissional. No ano de 2016 iniciei um projeto chamado Carona do Empreendedor, o objetivo é entrevistar empresários de todos os tamanhos que pudessem falar sobre as dificuldades que tiveram ao empreender no Brasil. Esse foi um projeto que tive a possibilidade de entrevistar algumas das pessoas mais inteligentes de Curitiba e com isso adquiri os aprendizados mais importantes da minha vida profissional.

Entrevistamos empresários de todas as idades, sócios de empresas de todos os tamanhos, mas com um fator em comum: Todos agregaram muito na minha formação profissional e na vida de quase 30 mil expectadores.

Esse artigo é parte da série de artigos sobre os meus 10 maiores aprendizados profissionais, você pode encontrar o artigo principal clicando nesse link: https://www.motivatrainer.com.br/post/10-maiores-aprendizados-da-minha-vida-profissional

Transformando o seu site em um campeão de vendas

Vamos ao tema! A internet é um meio em que grande parte das pessoas do planeta estão presentes diariamente, portanto quando se falava em vídeos no YouTube ou loja on-line eu acreditava que bastava ter uma presença on-line que eu seria facilmente achado.

Infelizmente ou felizmente não é tão simples assim ser encontrado na internet, para explicar o funcionamento da estrutura on-line vou te contar uma história.

Imagine que você decide abrir uma loja de calçados em uma rua sem saída, em um bairro residencial. Quase ninguém passa nessa rua durante o dia inteiro, apenas alguns moradores entram e saem das suas casas durante o dia mas o fluxo ainda é muito pequeno.

Um loja on-line recentemente criada se assemelha muito a essa loja localizada na rua sem saída. Nesse caso é importante entender que a cidade pode ter muitos moradores, o bairro onde a loja está localizada pode possuir muitos cidadãos, mas como ninguém passa pela loja é difícil saber que ela existe.

Não importa se a sua loja é linda, bem decorada, ou se possui estacionamento amplo se ninguém entra na loja. Do mesmo jeito que não adianta ter um e-commerce maravilhoso, responsivo, se você recebe apenas algumas poucas visitas.

A sua loja on-line tem estatísticas parecidas com as da imagem acima? Isso não é motivo para ficar envergonhado, isso é apenas o começo de qualquer negócio on-line.

Vamos voltar para a nossa loja da rua sem saída, como podemos contar para as pessoas que existe uma loja ali naquela rua?

Esse é o momento que muitas pessoas procuram no Google “Como gerar visitantes no meu site sem gastar nada” e se deparam com o nome Inbound Marketing.

Inbound marketing é uma forma de atrair visitantes para o seu negócio através da publicação de conteúdo relevante para possíveis clientes. Esse é um ótimo começo, é possível utilizar as redes sociais para publicar conteúdo e atrair visitantes, mas muitas vezes o empresário se depara com as seguintes estatísticas:

Talvez você já tenha se deparado com uma cena dessas, você investe 40 minutos montando um ótimo artigo, mas só recebe 7 visitas. Esse é o momento que começa a se questionar: O que há de errado com o meu conteúdo?

Não tem nada de errado, esse é o comportamento esperado. Vamos voltar para a loja da rua sem saída?

Vamos imaginar que você fez uma linda vitrine, criou um evento para falar sobre calçados tendência do verão 19/20. Isso é algo similar a estratégia de inbound marketing, a estratégia está certa, mas ninguém viu o seu conteúdo porque o seu artigo estava escondido.

Ainda não desistimos da nossa lojinha na rua sem saída, o que mais podemos fazer para mostrar que existe uma loja naquele local?

Que tal colocar uma plaquinha na esquina da loja dizendo “Promoção: Sapatilhas de verão por R$49,00”, todas as pessoas que passarem naquela esquina vão ver a sua placa. É importante entender que nem todas as pessoas estejam interessadas em sapatilhas, mas as que tiverem podem ir até a sua loja.

No seu site funciona do mesmo jeito, mas ao invés de colocar uma plaquinha avisando sobre o seu site, você pode fazer uma publicação paga no Facebook, Instagram, LinkedIn ou até patrocinar o seu site nos resultados de buscas.

É possível fazer publicidade iniciando com um valor bem baixo. Pensando no exemplo da loja da rua sem saída você pode colocar a plaquinha de promoção da sua loja às 8 horas da manhã e tirar às 10 horas, nesse caso poucas pessoas vão ver o seu anúncio. Se você deixar o anúncio durante dias ali naquela esquina muito mais pessoas poderão entrar em contato com a empresa.

No caso de publicidade on-line funciona da mesma maneira, quanto maior o seu orçamento maior será o tempo que a publicidade será mostrada. Nesse caso quanto mais pessoas virem a publicidade maior a chance dessas pessoas visitarem o seu site. É claro que existem outras variáveis importantes nessa equação, como a eficiência do anúncio, a segmentação do público, a qualidade da página do seu site entre outros.

O importante dessa história toda é que você entenda que é necessário realizar publicidade on-line para que o seu site receba clientes, se não houverem visitantes fica impossível de realizar vendas. Não é porque o seu site está na internet que as pessoas vão visitá-lo por conta própria, o endereço eletrônico é muito semelhante ao endereço físico, se as pessoas não souberem onde fica o seu negócio elas não vão poder visitá-lo.

Aqui embaixo coloquei outro exemplo de artigo, diferentemente das estatísticas que você viu ali em cima esse artigo já conseguiu mais visitantes. Qual foi a diferença entre os dois?

Simples, no artigo que você vê aqui em cima eu coloquei R$ 50 reais de orçamento, no outro artigo com menos visualizações eu investi R$ 0. A matemática nesse caso é simples.

É claro que existem outras variáveis nesse processo como o SEO, ou seja, a otimização do seu site nas ferramentas de buscas. O intuito desse artigo é solucionar um problema por vez, nesse caso o tráfego no curto prazo.

Quanto devo investir em mídia paga para o meu site vender?

Eu costumo pensar que o aluguel deve ser investido em publicidade. Se você tivesse uma loja física em uma rua movimentada você pagaria quanto de aluguel? R$ 1000? R$ 2000? R$ 5000?

O aluguel que você paga é para estar localizado em uma região com um bom tráfego de pessoas, no caso do comércio on-line você também pode utilizar essa verba mensal para conseguir um número de visitantes.

Quanto mais visitantes você quer maior o seu orçamento vai precisar ser. Claro que mais pra frente a eficiência do marketing vai contar muito mais do que o volume de dinheiro investido, mas não vamos nos adiantar. Podemos falar sobre isso em outro momento.

Gostou do artigo? Me dê a sua opinião para que eu possa escrever cada vez artigos melhores.

Gostaria de agradecer também o Rodrigo Schvabe por esse ensinamento tão importante e pela participação no Carona do Empreendedor. Afinal foi ele que me forneceu esse exemplo que usei no artigo.

Se você quiser ver a entrevista do carona na íntegra clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bCdM2b2fUlI&t=6s

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